Beneton Informática
Untitled Document

Hardware
Escolha um micro básico - razoavelmente barato porem sem NUNCA esquecer da qualidade.
Na aquisição de um microcomputador, os consumidores erroneamente observam a principio o preço e a velocidade do processador (GHz - GigaHertz). Poucos se preocupam ou muitas vezes apenas se esquecem de um acessório indispensável, a QUALIDADE. Mas o que é barato, pode sair caro, muitas vezes os microcomputadores mais baratos não tem bom desempenho, podendo travar constantemente, com pouca ou até nenhuma capacidade de expansão, etc... Isso acontece porque os módulos utilizados na integração desses microcomputadores, possuem componentes de baixa qualidade (baixo custo). Seria possível talvez, adquirir um microcomputador relativamente barato, mas utilizando módulos de boa qualidade?

Entre as dezenas de marcas e modelos de módulos disponíveis para integração do microcomputador, podemos selecionar partes que tenham bom preço e boa qualidade. Abaixo temos uma lista genérica de algumas características básicas dos principais módulos que integram um microcomputador.

Placas mãe (Motherboards) É a base de um microcomputador. Atualmente encontramos placas para processadores Intel® ou AMD®, quanto mais recursos disponibilizados, melhor será a qualidade e consequentemente maior o s eu custo. Seu principal componente é o chipset, a escolha dos demais módulos esta intimamente ligada a ele. Dê preferência a placas que tenham som e vídeo on-board, este último gerado através de BONS chipsets mas com opção de expansão futura através de um slot (AGP 8X ou PCI Express).
Processadores e coolers A velocidade não é tudo. O desempenho do microcomputador é gerado pela equação: Desempenho = Clock do processador (velocidade em GHz) multiplicado pelo número de instruções por ciclo de clock (IPC), adicionando-se à qualidade dos demais módulos que iram integrar o microcomputador. O cooler deve ser de excelente qualidade, dê preferencia aos vendidos juntamente com o processador em um pacote único chamado comumente de "Processador IN A BOX" ou simplesmente "BOX".

Memórias RAM Se possível 256 MB. Encontramos memórias do tipo SDR ou DDR, as DDR 333/400 são as mais utilizadas porém já podemos encontrar no mercado placas mãe que suportam memórias de maior desempenho como as DDR533, que também serão substituídas a médio prazo pelas conhecidas como DDR2.

Disco rígido (Hard Disc ou simplesmente HD) Compre com a maior capacidade que você encontrar. Um bom disco rígido no padrão IDE são os ATA/133 e melhor ainda são os de padrão Serial ATA (SATA). Dê preferência para discos rígidos com rotação de 7200 rpm ou mais e com buffer igual ou superior a 2 MB.

Placas de vídeo O indicativo de uma boa controladora de vídeo é seu chipset gráfico. Os melhores são produzidos por empresas como, nVidia®, 3DFx®, Ati®, dentre outras. Todas devem ter como padrão o AGP 4/8X, e memórias variando entre 64 e 256 MB DDR. ATENÇÃO já existem chipsets em algumas placas-mãe que tem seu desempenho igual ao desempenho de controladoras de vídeo off-board, Ex. placa mãe com chipset nVidia nForce3 que é equivalente a uma FX5200.

Monitores de vídeo Tendo uma boa controladora de vídeo, necessitamos também de um bom monitor. Tamanhos com 15 ou 17 polegadas, o ideal é que o mesmo possa trabalhar com resoluções de 800x600 ou 1024x768, com uma taxa de atualização de tela superior á 75 Hz.

Beneton Informática - Rua Tenente João Francisco, 633
Botucatu/SP - CEP 18609-620 - Fone (14) 3882 4313